Como já discutido pelo pedreira, o prefeito Márcio Lacerda proibiu a realização de qualquer tipo de evento na praça da estação, alegando que a praça estava sendo destruída e o barulho dos eventos estavam incomodando a vizinhança (decreto 13.798/09). Um internauta, valendo-se de um blog intitulado Vá de Branco, conseguiu mobilizar cerca de 60 pessoas para se reunir no dia 7 de janeiro com o objetivo de discutir tal situação, uma vez que a prefeitura não o fez juntamente com a população.

No dia 7, na manifestação “vá de branco”, foi decidido que formaríamos um grupo para contestar o decreto do prefeito, mas que não teríamos nenhuma ideologia partidária, nenhuma diretriz ou preconceito. O único e exclusivo objetivo era discutir, de forma democrática, a decisão despótica do prefeito e quais seriam as implicações dela em nossa cidade. Não se defendeu a existência de nenhum líder ou cartilha. A principal meta das manifestantes presentes era a de poder ter o direito de se manifestar livremente na praça da estação.


Após essa primeira reunião, decidimos que nos encontraríamos na segunda quinta-feira, depois do dia 7 de Janeiro. Contudo, de forma inesperada, mais um e-mail anônimo circulou pela internet organizando outro evento de contestação contra o decreto. O e-mail continha um chamado para que as pessoas fossem à praça da estação no dia 16 de janeiro com bermudas, maios, sungas, toalhas, etc., para formarem uma grande praia.

Eis que aconteceu a tal manifestação (ou ida à praia, se preferirem)...

Pessoas de todas as idades, ideologias políticas, classes sociais, religiões se reuniram para protestar e também para se divertir. Nada melhor do que se reunir de forma descontraída, se contrapondo à política pesada e autoritária do prefeito de Belo Horizonte. O que não faltou para nos vigiar e tentar quebrar o clima de alegria foram policiais, cacetetes, carros rondando. Mas, apesar da tentativa de nos desmotivar, fomos mais fortes. A politização, a autoconfiança, a certeza e a crença no estado democrático venceram a tentativa de imposição, a repressão, a falta de respeito ao cidadão.

Conseguimos o inesperado: mobilizar mais de 300 pessoas com trajes de banho, tambores e faixas para desmoronar esse atentado contra a cidadania e à cultura defendidos pelo Márcio Lacerda e seus fantoches.

O próximo encontro será na terça que vem, às 19:00, na nossa praça. Esteja com a gente!