Pela Praça da Estação, "Vá de Branco"!
Para vocês verem que eu não estou sendo incoerente, mas a Prefeitura de Belo Horizonte, sim.
Recentemente, postamos aqui que o "prefeito" Márcio Lacerda soltou um decreto proibindo quaisquer atividades culturais, artísticas e afins na Praça da Estação. Segundo o decreto baixado, o motivo alegado para isso foi a "dificuldade em limitar o número de pessoas e garantir a segurança pública decorrente da concentração, e, ainda, a depredação do patrimônio público verificada em decorrência dos últimos eventos [ali realizados]".
A decisão de suspender a realização de eventos na Praça da Estação foi necessária, neste momento, como forma de garantir a preservação desse patrimônio e o seu uso pela população de forma responsável e harmônica. A medida é imprescindível até que seja concluído novo estudo sobre os critérios para o licenciamento de eventos nesse espaço, de forma que a Prefeitura tenha maior controle sobre os mesmos, com o objetivo de evitar qualquer tipo de depredação.
Observem, no entanto, o Diário Oficial do Município (DOM) de 21 de novembro de 2003. Grifos meus:
"A Prefeitura está requalificando a Esplanada da Praça Rui Barbosa, a popular Praça da Estação. As obras já começaram e o projeto prevê a revitalização do espaço público, dotando-o de infra-estrutura adequada para manifestações culturais com grande aglomeração de pessoas. As fontes poderão ser desligadas, permitindo que toda área (sic) seja utilizada para eventos. Está previsto ainda um projeto paisagístico e a adequação de mobiliários urbanos da praça, (...) e iluminação especial, inclusive para eventos, delimitando e formando o espaço público desejado". (...) As obras de recuperação do Centro de Belo Horizonte visam ampliar os espaços de convivência, valorizando o lazer e a qualidade de vida da população".
E agora, Lacerda? Vai alegar ainda a depredação como subterfúgio para o seu elitismo prosaico? Vai falar o quê? Que os frequentadores da praça são vândalos? Que o Arraial de Belô vai ter que ir pra Via 240? Não, isso não dá pra fazer.
Márcio Lacerda não pôde assinar maior atestado de burrice do que essa: proibir eventos na Praça da Estação é o mesmo que jogar dinheiro de uma gestão anterior no lixo - nosso dinheiro, camarada. Alega-se que a Praça não tem estrutura, que só tem um bando de favelado lá e etc. Só falo uma coisa: se tivesse outro lugar (tão bom e tão central quanto a Praça), teria necessidade de reformar a praça para abrigar esse tipo de evento?
E amanhã, às 17h, Vá de Branco na Praça da Estação!
UPDATE: A manifestação é hoje! Cinco da tarde esteja lá na Praça da Estação!
UPDATE: A manifestação é hoje! Cinco da tarde esteja lá na Praça da Estação!
Mais uma vez, obrigado, Heitor Diniz!
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
belo horizonte,
márcio lacerda,
praça da estação,
prefeitura,
vá de branco
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)