Patrus Ananias, em entrevista ao Blog das Eleições do Portal UAI:

O sr. está fora da campanha em Belo Horizonte?
Tenho viajado muito. Passei o fim de semana viajando: Visconde do Rio branco, Ubá, Cataguases, Santos Dumont. Fizemos um belo comício em Juiz de Fora. A campanha da Margarida está lavando a nossa alma petista. E ontem à noite estive com Marília, em Contagem.

Como estão as campanhas do PT no interior?
Comentei isso com Lula: o sentimento que eu tenho nas viagens que fiz por Minas e pelo Brasil - e olha que visitei mais de 50 cidades - é que o PT está vivo e polarizando as eleições. Eu vivi a infância e a adolescência e vi os períodos eleitorais serem polarizados entre o PSD e a UDN, que não colocam no centro a questão dos povos. Ver hoje o PT polarizando e colocando em debate a nossa marca genética, a questão social, é muito bom. A gente soma isso com o momento histórico que o país está vivendo, de redução da pobreza e de redução da desigualdade. Isso também coincide com meus 56 anos, destes a metade dedicada à construção e á consolidação do PT em Minas e no Brasil. Lembro que quando fiz opção pelo PT em 70 não tinha expectativa de que 20 anos depois estaríamos na presidência da república. Estou em paz com a minha alma e certo de que o PT vai continuar cumprindo o seu papel civilizatório.

E a campanha do PT em BH? Qual é a sua avaliação?
Vamos falar de coisas boas. Sobre Belo Horizonte, o que tinha de falar já falei, também nao quero fechar porta para o futuro. Mas neste momento estou me dedicando à campanha onde o PT realmente esteja presente.