O presidente da Assembléia Geral da ONU, o nicaragüense Miguel D'Decoto, defendeu nesta sexta-feira o direito do Irã de pleitear um posto no Conselho de Segurança, apesar de Teerã ser alvo de sanções por parte da organização multilateral.

(...)

O Irã concorre com o Japão pelo posto asiático no Conselho de Segurança que a Indonésia deixará vago no ano que vem.
O Conselho de Segurança possui, atualmente, cinco membros permanentes, com poder de veto. São eles Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos --todos considerados os vencedores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Dez membros não-permanentes são eleitos regionalmente para um período de dois anos. O conselho tem crescido desde que a ONU foi criada, em 1945. (Folha)

Porque tentar impedir o Irã de participar do Conselho de Segurança?

O Reino Unido, que matou milhares de pessoas em suas incursões colonialistas na África e na Ásia; A China, que não respeita os direitos humanos em seu território; a França, que foi sanguinária no período napoleônico e discrimina imigrantes em suas leis; A Rússia, que intervém militarmente até hoje nos países da ex-URSS; e os EUA, que torturam presos em Guantánamo; são membros do CS.

Qual é o principal motivo para que o Irã seja proibido de utilizar um Direito legítimo que possui? Afirmam que a República Islâmica está desenvolvendo um projeto nuclear visando construir armas de destruição em massa. O problema é que não possuem provas concretas. Não existe crime sem que o agente tenha praticado a ação ou a omissão tipificada em lei. O país não produziu armas até hoje. Não existem nem indícios que comprovam a fabricação de artefatos nucleares na região.


A maior preocupação americana ao tentar derrubar o Irã politicamente é de aumentar a influencia que tem no Oriente Médio. Tal região é muito estratégica para os EUA, haja vista a grande quantidade de petróleo que possui. Desde a queda do ditador Xá Reza Pahlevi, o Irã passou a praticar uma política contrária à influencia americana local. Com a derrubada do regime de Saddam Hussein, a força iraniana aumentou ainda mais, uma vez que perdeu um concorrente à altura. O grande medo americano é que com o Iraque decadente, o Irã consiga aumentar a influência xiita nesse país, fazendo com que tenha mais um forte aliado na região. Outra preocupação americana é com o fato de o Irã estar conseguindo dominar a tecnologia nuclear. Tal energia é considerada por especialistas como a energia mais rentável do futuro.