Como já debatido em diversos meios de comunicação, a imprensa majoritária é bastante tendenciosa e defende os interesses dos grandes grupos financeiros. Talvez por isso se nega a divulgar de forma crítica e séria a situação cubana. O país vive graves problemas de infra-estrutura devido ao embargo econômico, e, mesmo assim, ainda consegue obter um bom destaque no desenvolvimento social e tecnológico.

De acordo com um documento divulgado pela UNICEF, o índice de desnutrição infantil em Cuba é de 0%. Existem 146 milhões de crianças menores de cinco anos abaixo do peso no mundo, e, em Cuba, tal problema foi erradicado. O país é o único na America latina que conseguiu eliminar a desnutrição infantil. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) também constatou que o país é o que mais avançou na luta contra a desnutrição na região.

De acordo com o documento, as porcentagens de crianças abaixo do peso são de 28% na África Subsaariana, 17% no Oriente Médio e África do Norte, 15% na Ásia Oriental e no Pacífico, e 7% na América Latina e no Caribe. A lista fica completa com a Europa Central e do Leste, com 5%, e outros países em desenvolvimento, com 27%. (Adital)

Para atingir tal patamar, a ilha caribenha garante uma cesta básica aos cidadãos para garantir os níveis básicos de nutrição. O governo mantém boa vigilância sobre o sustento dos jovens e faz constantes ajustes econômicos para tentar atenuar o atual déficit alimentar na população em geral.

O tema desnutrição cobra grande importância na campanha da ONU para conseguir em 2015 as Metas de Desenvolvimento do Milênio, adotadas na Cúpula de chefes de Estado e de Governo celebrada em 2000, e que têm entre seus objetivos eliminar a pobreza extrema e a fome para essa data. (Adital)

Fonte: Adital