John McCain, candidato da situação para a presidência do EUA, encontrou-se com o líder separatista tibetano Dalai-Lama na última sexta feira com o intuito de promover uma imagem de defensor dos direitos humanos e das minorias. Porém, tal encontro pode ter sido negativo para o político, tendo em vista a reação negativa por parte do governo chinês. A China alega que a questão do Tibete deve ser resolvida internamente. Não é um problema a ser resolvido pelo governo americano.

A China acusa Dalai-Lama de sabotar as Olimpíadas e apoiar atividades separatistas. O governo chinês afirma que o líder foi um dos responsáveis pelos atos terroristas em Lhasa. Fato que foi negado.

Desagradar a China próximo das eleições americanas pode trazer prejuízo para a campanha do republicano. A China é o país responsável por grande parte das exportações dos EUA e possui forte influência em sua economia. Boa parte dos titulas da dívida americana são de propriedade da China. De acordo com o site Finance One, o país é o segundo com mais títulos, com um saldo devedor de US$ 245,1 bilhões (2005), perdendo apenas para o Japão.

Fonte:

http://www.financeone.com.br/noticia.php?lang=br&nid=13239

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=41130