O fato de o Márcio Lacerda ter decretado que estavam proibidos eventos de qualquer natureza na Praça da Estação não deveria ter nos deixado surpresos como ficamos. A falta de diálogo, o autoritarismo, a imposição não são novidades na sua curta carreira de prefeito. Mesmo a eleição para prefeito foi marcada por essas características.

A tal aliança feita pelos coronéis Aécio Neves e Fernando Pimentel já foi de extrema ousadia. Empurrar para nossas goelas um desconhecido que estava envolvido em escândalos de corrupção não foi algo muito natural. As famosas declarações dadas pelo prefeito de que não iria perder as eleições por falta de dinheiro, que iria quebrar o pescoço de pessoas que espalhavam calúnias sobre ele, que não iria aos debates visto que esses não gerariam votos a favor, que parte dos crimes cometidos no país são gerados por questões genéticas, dentre outras, nos mostraram quem realmente o Lacerda é.

Agora, para amenizar o início de uma crise política, o prefeito tenta, por meio de um decreto, passar a imagem de um governante democrático. Tal decreto prevê que a volta de eventos na Praça da Estação será viabilizada após um laudo feito por uma comissão juntamente com um amplo diálogo com a sociedade civil. Muito bonito, porém, tal comissão não contará com cidadãos, apenas com técnicos do Município. Como será feito esse debate com a sociedade? O decreto não fala.

O que parece é que o prefeito está utilizando de uma artimanha praticada por políticos desonestos: tentar esvaziar a participação popular, se valendo do tempo como aliado. Como ele vai fazer isso? O decreto afirma que o laudo sairá em 90 dias. O que o prefeito quer é ganhar tempo, fazendo com que as manifestações se desaqueçam, que as pessoas se acostumem com o fato de não possuir mais eventos na Praça.

Infelizmente, para o Prefeito, nos vamos continuar lutando. Não vamos aceitar mais essa decisão despótica tomada sem prévia avaliação junto à população. Queremos nossa praça de volta!