#ObrigadoAécio
Eis as manifestações de algumas pessoas, via Twitter, no que toca à despedida do nosso Governador, Aécio Neves da Cunha.
Os posts aqui transcritos não sofrerão correção e muito menos intervenção. Afinal, ainda que hoje seja aniversário do Golpe Militar de 1964, é dia de alívio.
UPDATE: #ObrigadoAecio, 4º lugar nos Trending Topics Brasil (TTBr), vira notícia no @OTEMPOonline: http://ow.ly/1tiEg
eduardosterzi RT @renatobh: #ObrigadoAecio Pelos 8 anos de censura da imprensa mineira em BH, agora será que os jornalistas podem criticar sem medo de serem demitidos?
@renatouchoa Twitter hoje está mostrando o Aécio que o resto do Brasil não conhece. #obrigadoaecio
tatianazocrato RT @gesio: #obrigadoaecio por 8 anos de mentiras, propaganda e exclusão do povo mineiro.
ellennaiara RT @BiaCutia: trend legal: #obrigadoaecio por gastar tanto com propaganda de educação em Minas e não investir na área efetivamente.
laced_unlaced #obrigadoaecio pela nova cidade administrativa, muuuuito mais útil que as obras do metrô
oliviabiba RT @coalacroata: #obrigadoaecio pela excelente educação pública em Minas, com bons professores, salas de aula e profissionais bem pagos e valorizados! #fail
#obrigadoaecio e boa sorte no Senado. Desejo que sua carreira política se encerre por lá.
tivinho RT @ricardotbh: #obrigadoaecio Por fazer a LINHA VERDE pq se ela fosse BRANCA vc nunca ia sair DAQUI!
jusouzarp Realmente me sinto segura em BH. Ano passado só passei por 3 tentativas d assalto. Duas delas numa mesma rua do Cid. Jardim. #obrigadoaecio
marianacvs RT: @srepoles: #obrigadoaecio por ter gasto alguns bilhões na Cidade Administrativa e não ter construído um metrô de verdade em BH
GutoSilveira RT @usguardieiro: #obrigadoaecio por fechar 9 ruas do entorno da Pça da Liberdade pra festinha do Anastasia!
longadelonga aliás, tem outdoor com #obrigadoaécio espalhado pela cidade inteira. #patético #jávaitarde
oliviabiba RT @coalacroata: RT @Igornefer #obrigadoaecio por fazer sua OBRIGAÇÃO de pagar o funcionário público no 5º dia útil mas usar isso como propaganda política
lorenasalatiel RT @ellennaiara: #obrigadoaecio pelo quilowatt/hora cobrado a CEMIG ser um dos mais altos do Brasil.
oliviabiba RT @dudanogueira: #obrigadoaecio por comprar pesquisas e censurar a imprensa mineira, fazendo parecer que você possui 92% (?) de aprovação!
grievancesbook RT @Foxx: #obrigadoaecio Por BH ser a única capital em q estudantes não pagam meia tarifa nos ônibus.
Providencia69 RT @samucae: A tag #obrigadoaecio é demais.. Eu acho que pelo povo de Minas aqui no Twitter, o Aécio não se torna nem síndico depois do governo!
oliviabiba RT @AngeliGama: #obrigadoaecio por permitir o desmatamento da Serra da Gandarela, na região de Rio Acima, e vender a área de preservação à Vale.
Providencia69 RT @gmilitao: Aecio Neves: "Quem nunca saiu na mão com a mulher? Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher, xará. " #obrigadoaecio
TPugliesi_1950 Otimização dos TTs... #obrigadoAécio não tem um nariz igual ao Messi, do #Barcelona, mas cheira como se tivesse...
laced_unlaced RT @_pricaa_: #obrigadoaecio pelas placas na Av. Cristiano Machado escritas "área sujeita a enchente" .. UHGOUEGEUGEEEIYEGGIYGAUR atoooooro
BelezaImpoluta #obrigadoaecio por gastar UM BILHÃO na sede do gov de minas...valeu mesmooo
alicemilasch #obrigadoaecio por ser orgulhoso e bairrista e não pensar no Brasil
oliviabiba RT @piosdafabi: #ObrigadoAécio por nos fazer de idiotas com a propagandinha que explicava a "necessidade" e as "vantagens" da sua Neveslândia.
alicemilasch #obrigadoaécio nos TTs ? ObrigadaAécio por entregar o Brasil nas mãos dos bandidos !
longadelonga vou buscar minha mãe e prestar bastante atenção nas placas "cuidado, risco de enchente" p eu não ser pega de surpresa! #obrigadoaécio
Providencia69 RT @dayk: Quem nao diz #obrigadoaecio é pq não conhece o Cesar maia .. hahah
viniciusvascon #obrigadoaecio POR DEIXAR O TRANSITO BH INFERNAL NO DIA DA POSSE DO ANASTACIA ¬.¬ E POR ENCOMENDAR UMA CHUVA PRA MELHORAR O TRANSITO ¬.¬
stefannepb RT @anacronicas: #ObrigadoAecio por controlar a mídia do Estado e posar de garotão gostosão!
oliviabiba RT @romneykmilo: #obrigadoaecio Por não ter como censurar o Twitter, e podermos falar as verdades que vc censura nos jornais de BH! huahauhua (JÁ VAI TARDE!)
claudioprodutor @ #obrigadoaecio por construir a sede do governo de Minas na divisa com a Bolivia
marinavillaca #obrigadoaecio por fazer dos mineiros de idiotas ;)
#ObrigadoAecio por nos sentirmos cada vez mais orgulho de você. NOT!
FIT 2010 des-cancelado
No último dia 18, Thaís Pimentel anunciou o cancelamento da 10ª edição do FIT numa coletiva que tinha, como assunto principal, a divulgação do resultado da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Como justificativa, dificuldade para realizar o festival em anos de Copa do Mundo e eleições.
Desde então, ocorreram várias manifestações, da classe artística, de políticos e da sociedade civil, pedindo a realização do festival.
Na carta aberta entregue nesta terça à Thaís Pimentel, presidente da FMC, Eid Ribeiro e Richard Santana revelaram que o cancelamento foi em consequência de problemas orçamentários que impediram que a equipe do FIT realizasse seu trabalho. Entre eles, o atraso nos salários durante os seis primeiros meses da gestão de Márcio Lacerda e os últimos cinco meses, desde novembro.
A curadoria do festival também teve dificuldades de verba para as viagens de prospecção de espetáculos, e a situação financeira não se estabilizou até março deste ano, quando foi decido o cancelamento, pois algumas companhias internacionais começaram a desfazer os convênios com o festival por conta da falta de contratos assinados.
Para receber o Mickey, nós fazemos papel de Pateta (parte 2)

A intenção dos organizadores da Parada Disney era de que a Pampulha virasse o palco da fantasia, mas o desfile foi marcado por muita confusão. A situação caótica na região desanimou o público e milhares de crianças voltaram para casa frustradas, algumas até chorando.
Movimento começou cedo
O início do evento estava programado para as 16h, mas desde o meio-dia o trânsito já estava complicado para quem ia em direção à lagoa. Além da parada, havia programação cultural e infantil desde o início da manhã, com as comemorações do "dia da família".
O transtorno começou para valer por volta das 15h. As pessoas que chegaram mais cedo conseguiram se acomodar próximo às grades que delimitavam o local do desfile. Por volta das 16h, as ruas secundárias que davam acesso à lagoa da Pampulha estavam lotadas de carros, ônibus e pessoas a pé, debaixo de um calor de mais de 30 graus.
A organização do evento esperava receber 120 mil pessoas, quase dois Mineirões cheios, e mesmo assim, o isolamento de ruas para o tráfego de veículos se limitou ao raio de um quarteirão da lagoa, na região do bairro Bandeirantes. O resultado: antes mesmo de o desfile começar, uma multidão voltava pelas ruas e avenidas de acesso, carregando crianças decepcionadas por não conseguirem nem mesmo chegar perto do isolamento que separava a calçada da via onde acontecia o desfile.
Quem conferiu o evento de perto viu cinco carros alegóricos e seis veículos menores com cerca de 150 atores e bailarinos. Famosos personagens infantis passaram pela pista interna da orla da lagoa, entre eles Pequena Sereia, Ursinho Pooh, Pateta, Pato Donald e o brasileirinho Zé Carioca.
"Não deu pra ver"
O policial militar Cesar Macedo, 48, tentou aproveitar a folga para sair com seus dois filhos, Junior, 8, e Camila, 12, mas só o que viu foi confusão: "Não deu mesmo. Ainda bem que os meninos são maiores e já entendem, mas não deixa de ser uma decepção. Vamos tentar chegar ao parque para compensar", lamentou.
O construtor Adilson de Souza Reis e a esposa, Flávia Pinheiro Reis, também pretendiam assistir ao desfile com os dois filhos. Surpreendida com a confusão no trânsito, a família demorou cerca de duas horas para percorrer seis quilômetros. "Tive que estacionar meu carro longe da orla. Andamos muito e quando, finalmente, chegamos já era tarde", lembrou Adilson, indignado.
Algumas crianças menores choravam sem entender por que estavam voltando sem ver o desfile. "Belo Horizonte não suporta esse tipo de evento. Demorei quase uma hora para conseguir parar o carro. Quando vi que não ia dar pra aproximar da orla, tentei distrair os meninos com um sorvete, mas não deu muito certo", dizia o administrador de empresas Rômulo Padovani, 40, que levava pela mão o inconsolável casal de gêmeos Artur e Maria Olívia, de 5 anos.
Gleison Costa Silva saiu de ônibus do Barreiro, às 11h, com a mulher, Vânia, e o filho Cauã, de 6 anos. Desceu no centro e pegou outro coletivo na avenida Santos Dumont para chegar à Pampulha: "Nunca mais eu faço isso. Não vale a pena. Está muito cheio e tem muito adolescente já grande, que não respeita ninguém e chega empurrando". A mulher dele ainda completou: "Eu sempre quis ir na Disneylândia, desde menina, mas nunca pude e acho que nem vou poder. O passeio era mais pra nós do que para o Cauã".
A dona de casa Marcélia Suzano, 56, disse ainda que os flanelinhas estavam agindo livremente. "Tive que pagar R$ 10 adiantado para um sujeito muito mal-encarado que praticamente nos ameaçou e agora, quando voltei, sem ver a tal da parada, meu carro está fechado por outros dois carros e o sujeito já desapareceu. Pior é que não achei nenhum policial para reclamar". O carro de Marcélia estava parado em uma rua estreita, a dois quarteirões da lagoa, próximo à avenida Alfredo Camarati.
Trânsito e caos
Além do público que desistiu de assistir ao desfile e voltou para casa decepcionado, muitos espectadores não conseguiram chegar à orla da Lagoa da Pampulha a tempo de conferir o espetáculo. Nas principais vias de acesso à região, o trânsito ficou praticamente parado.
Segundo a BHTrans, a situação foi mais complicada nas avenidas Catalão e Antônio Carlos. Foi registrada ainda retenção no Anel Rodoviário, desde o shopping Del Rey até a Via Expressa. Os pedestres também sofreram e ruas dos principais bairros da região, como Bandeirantes e Castelo, ficaram intransitáveis.
No bairro Ouro Preto, o trânsito ficou praticamente parado por duas horas nas ruas Mantena, Estanislau Fernandes e Monteiro Lobato, que dão acesso à avenida Fleming. Na rua Expedicionário Celso Racioppi, carros parados nos dois sentidos inviabilizavam a circulação.
Um ônibus da linha 3302 ficou parado a dois quarteirões da Fleming, sem conseguir ir para frente ou para trás. Os passageiros tiveram que descer e o motorista simplesmente sumiu do local por pelo menos meia hora, deixando o coletivo sob os cuidados do cobrador, fechando totalmente o acesso até mesmo para o trânsito local. Até as 18h, ainda havia filas de carros e o tráfego era lento em várias ruas dos bairros Bandeirantes, Ouro Preto, Castelo, Santa Terezinha, São Luis e São José.
Policiamento
Apesar dos transtornos causados para o público, a Polícia Militar informou que nenhuma ocorrência foi registrada durante o evento e considerou que ele transcorreu "de forma tranquila".
O major Márcio José da Silva, que comandou o policiamento na Parada Disney, informou que cerca de 200 mil pessoas compareceram à orla da Lagoa da Pampulha. "Nenhum incidente foi registrado. Infelizmente quem deixou para sair de casa na última hora ficou no congestionamento", concluiu.
Com relação aos flanelinhas, o major do 34º batalhão da PM disse que a ação foi combatida. "Tivemos 550 policiais trabalhando no evento e quando vimos algum flanelinha agindo, ele era retirado do local. Alguns foram até conduzidos para a delegacia". O policial não informou o número exato de flanelinhas detidos e reforçou que cabe à população denunciar esse tipo de abuso.
Justificativa
A prefeita em exercício, Luzia Ferreira, disse que o evento superou as expectativas, pois a população compareceu em massa.
"De fato existiram alguns transtornos, como dificuldade de acesso ao local, mas a quantidade de pessoas que compareceram mostrou o desejo da população de participar de um evento como esse. É difícil dimensionar antecipadamente o número de pessoas, já que o evento foi inédito na capital. Quando temos um jogo no Mineirão dá pra avaliar, pois jogos sempre acontecem, mas a Parada Disney foi a primeira. E quero ressaltar que a prefeitura não é promotora do evento e sim parceira".
----
Para receber o Mickey, nós fazemos papel de Pateta