Hoje, o nome de Joaquim Roriz chegou ao segundo lugar dos termos mais citados do Twitter no Brasil, os famosos (e nem sempre gratos) Trending Topics Brasil - ou, para os mais íntimos, TTBr. Geralmente, o nome de alguém lá não é boa coisa - como Fiuk, Felipe Neto, Rest(argh)t... Fui saber por que cazzo Roriz estava lá. E eis o motivo:


Em uma plenário lotado com cerca de 100 pessoas, os juízes do TRE/DF acabam de derrubar o registro de candidatura de Joaquim Roriz ao governo de Brasília.

Por quatro votos a zero (três juízes ainda não proferiram seus votos, mas não há mais como a decisão mudar), decidiram que Roriz tornou-se inelegível porque renunciou em junho de 2007 ao mandato de senador para não responder a processo de cassação.

À época, Roriz foi flagrado em uma conversa telefônica tratando da partilha de 2,2 milhões de reais com o ex-presidente do Banco de Brasília Tarcísio Franklin de Moura. A suspeita da Polícia Civil local era a de que o dinheiro teria sido desviado do banco estatal.

(Atualização às 17h57: o julgamento encerrou com o placar de quatro a dois – o presidente do tribunal só votaria em caso de desempate)


Mão na cabeça! Perdeu, Roriz! Perdeu!

Só um detalhe: hoje, 4 de agosto, Roriz completa 74 anos. Feliz Aniversário, ex-futuro Governador do Distrito Federal!