Rebuliço geral nesta última semana na internet. Uma polêmica andou tomando conta da internet recentemente. Trata-se de um comentarista da RBS, a TV Globo no Sul, Luiz Carlos Prestes Prates.

Não sei se por infelicidade ou por puro "reacionarismo", Prates soltou o seguinte comentário no jornal da hora do almoço da citada emissora:



Mas... Caro leitor, parei para pensar nisso ontem, em uma discussão deveras interessante com uma amiga minha, ex-discente de Colégio Militar. Contei a ela sobre o comentário acima. E não é que chegamos a uma teoria interessante?

Vejam: uma pessoa da estirpe de Prates tende a defender o Capitalismo. Ora, este sistema consiste em liberalidade do mercado, livre comércio, livre transações. Se há liberdade nessas relações econômicas, isso implica dizer que qualquer um pode comprar um bem de consumo, mesmo os mais "miseráveis" e "desgraçados", desde que tenham carta de crédito na praça. Você dizer que essa liberalidade de comércio é maléfica, sendo culpa "desse governo espúrio" - leia-se Governo Lula -, você acaba sendo o próprio sistema capitalista, que não exige curriculum vitae do comprador. Pelo o que sei, nunca exigem diploma de nível superior quando eu vou a uma loja de eletrodomésticos...

Engraçado, não?

Entrando nessa confusão, vem a Record e rebate o comentário do Prates:



Diria Noel Rosa:
Quem é você que não sabe o que diz
Meu Deus do Céu, que palpite infeliz...