No último fim de semana aconteceu a segunda prova do novo modelo do ENEM e adivinhem o que aconteceu?
DEU MERDA!
Citarei alguns probleminhas:
• Em Belo Horizonte, no sábado, acabou a energia elétrica de um dos locais de prova. Os candidatos ficaram presos em elevadores, tiveram acesso a telefones celulares e o exame nacional do ensino médio só pode começar duas horas após o horário previsto.
• Há registro de candidatos que, durante a prova, “tuitaram”. A prova está neste link
• No primeiro dia de provas as matérias do cartão de resposta não correspondiam às matérias do caderno de provas. Houve dúvida na hora de marcar o gabarito.
• A rádio UFMG Educativa noticiou que teve acesso a uma suposta imagem de prova que foi postada no twitter durante realização da prova.
• Como esperado, imensos enunciados estavam presentes nas questões da prova, tornando-a um verdadeiro teste de resistência.
• No primeiro dia de provas, o caderno de provas amarelo tinha erros de impressão que prejudicaram os candidatos. Algumas questões estavam repetidas, ao que parece.
• No twitter do MEC, @MEC_Comunicacao , uma mensagem ameaçadora: “Alunos q já "dançaram" no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los.” https://twitter.com/#!/MEC_Comunicacao/status/1341424851222528




Creio que mais problemas aconteceram, peço aos leitores deste blog que coloquem aqui nos comentários seus relatos sobre problemas e o que acharam do ENEM.

A verdade é que até Lula, Dilma e companhia sabiam que o ENEM tinha grandes chances de ter problemas, tanto é que o exame, ano passado marcado em outubro, antes da fraude, este ano ocorreu no início de novembro, pós-eleições, evitando uma possível perda de votos.

Quem também merece lembranças é a reitoria da UFMG, que em uma decisão apressada, imediatista e estranha adotou o ENEM como primeira etapa do vestibular 2011, graças a um aumento de verbas do governo para a universidade. Também houve, pouco após a adoção ao exame nacional do ensino médio, a coincidente nomeação do Reitor Clélio Campolina para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, um órgão do governo, de assessoramento imediato ao presidente da República. Entretanto, nada é possível afirmar sobre esse último fato, já que o currículo de Campolina é de imensa qualidade, não lhe faltando competência para assumir tal responsabilidade.
Os estudantes protestaram contra a decisão da UFMG, avisaram, mas não adiantou.
Definitivamente o Brasil não está preparado para realizar uma prova dessas proporções.Mais uma vez o estudante brasileiro foi feito de palhaço, um enorme desrespeito do governo.
O blog volta nos próximos dias cobrindo os acontecimentos e decisões com relação ao ENEM 2010. Há rumores de que o exame pode ser anulado.